O Segredo dos seus Olhos ( Por Ana Lucia Gondim Bastos)

El.Secreto.de.sus.Ojos.DVDRIP.Castellano-[GESPA] 419

O Segredo dos seus Olhos

 

Ana Lucia Gondim Bastos

Psicóloga  e psicanalista

 

O segredo é o constantemente revelado pelo olhar. Terminado o filme, fiquei me perguntando se o tal segredo não seria a capacidade do olho revelar o silenciado. É o olhar de Isidoro, registrado nas fotos de adolescência, que revela-o como suspeito de um crime. Crime motivado pela paixão doentia, a paixão que faz com que não se consiga pensar o outro com existência própria, o outro longe de si… o outro como outro. O olhar apaixonado de quem quer o objeto amado estático e sem vida, como na baladinha adolescente, de outrora, que diz “e gosto dele assim: assado,cozido, fritinho enrolado, todinho para mim”! Na baladinha o que aparece num tom “fofo”, ingênuo e um tanto romântico, no filme dá margem ao estupro e assassinato de uma bela moça recém casada (com outro homem). É Benjamin, personagem de Ricardo Darín, o agente responsável pela investigação do caso. Ë ele que reconhece o olhar de cobiça de Isidoro pela colega de adolescência, nos álbuns antigos. Ao contrário do que se havia cogitado, para Benjamin, o marido nunca fora suspeito, o amor dele era de outro tipo, do tipo de quem reconhece o quanto o outro faz falta, por ser outro!

O olhar de Benjamin também denuncia um amor silenciado, o amor por sua jovem chefe. Talvez por isso ele tenha tanta facilidade de “ler” olhares. O filme se passa em dois tempos: um tempo presente, no qual Benjamin, recém aposentado, inicia a escrita de um romance baseado na história do crime há anos investigado e, paralelamente, no tempo em que o crime e a investigação ocorreram. Para escrita do romance, Benjamin volta à investigação e ao contato com Soledad, sua ex chefe. Numa noite, desse segundo momento de investigação, uma palavra lhe ocorre logo que acorda: TEMO. No decorrer do filme uma maquina de escrever do tempo da primeira investigação reaparece e é lembrada a falta da letra A, que acompanhou os registros daquele momento, naquele departamento de justiça. Benjamin, então, é capaz de desvendar o enigma da palavra solta na noite (e na história). TEMO, transforma-se em TE AMO. Tantos anos do temor de amar, tantos anos de amor silenciado, tantos anos de olhares reveladores. Talvez agora, Benjamin sinta-se mais preparado e maduro para amar. Um amor que considera o outro,  e que sabe que não será fácil (porque nunca o é quando a história, desejos e demandas do outro é considerada), mas poderá ganhar muitos outros sentidos! Outra dupla do enredo não é capaz de se desprender das amarras da paixão doentia, mas essa parte fica para quem topar assistir ao filme.

Lindo filme, lindo final!

Anúncios

Sobre bluevelvetblog

"Temos necessidade de alternativa" (Zizek)
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

4 respostas para O Segredo dos seus Olhos ( Por Ana Lucia Gondim Bastos)

  1. Parabéns, Ana Lucia

    Excelente reflexão que se desprende do estritamente cinematográfico para abranger as possibilidades do filme enquanto refletor de determinados fragmentos do mundo extradiegético.

    • Ana Lucia disse:

      Fico feliz que tenhas gostado, Marcelo! Filmes, como este, são sempre muito ricos, inesgotáveis fontes de reflexão. Sempre tem um recorte novo, um jeito diferente de olhar para ele, principalmente quando estamos abertos para a experiência com o outro, com o de fora, com o estrangeiro, não é mesmo? Muito bom o espaço para compartilhar ideias e ampliar as possibilidades de olhares, oferecido pelo blog Blue Velvet. Vamos continuar nos encontrando por aqui!

  2. Bianca Siqueira disse:

    Lindo o seu olhar para o AMOR, Ana Lucia…
    Seu roteiro encaixa a palavra que faltava naquele espaço entre o sentimento e o olhar .
    TE MO não poder sabê-lo tão leve, mas na sua poesia podemos encontrar a pista.

    • Ana Lucia disse:

      Bianca, quanta poesia em seu olhar! Obrigada pela leitura e pelas lentes utilizadas que deixam tudo ainda mais leve e belo! Espero que sigamos nos encontrando por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s